Gil Elvgren (1914-1980) foi o mais importante artista de pin-ups e glamour do século XX. Ao longo da sua carreira profissional, que começou em meados de 1930 e, durou mais de quarenta anos, estabeleceu-se como o criador de pin-up favorito dos colecionadores e fãs do mundo inteiro. Embora a maior parte de seu trabalho tenha sido criado para uso comercial, é considerado um Artista e as suas ilustrações são referidas como obras de arte por muitos colecionadores, comerciantes, galerias e museus. E, de facto, embora Elvgren seja considerado principalmente um pin-up artist, na realidade, merece ser reconhecido como um ilustrador clássico americano cuja carreira abrangeu vários campos da arte comercial. Foi sempre foi um mestre em retratar a beleza feminina.
Assim, parte da fama de Elvgren é, sem dúvida, devido à sua lendária série de pin-ups pintada por um período de 30 anos, sob Brown e Bigelow, editores de calendários de St. Paul, Minnesota.
No entanto, a sua estadia de 25 anos pelas campanhas de publicidade para a Coca-Cola, ajudou a estabelecê-lo como um dos grandes ilustradores. Enquanto a arte da Coca-Cola incluiu algumas pinups típicas, as "Elvgren Girl" , a maioria representava as famílias americanas, as crianças e adolescentes, como pessoas comuns, a fazer coisas quotidianas. Durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia, Elvgren pintou cenas militares para a Coca-Cola. E da mesma forma que os seus calendários para a Brown&Bigelow se tornaram marcos, as imagens da Coca-Cola transformaram-se também em reconhecidos ícones da vida americana.
Para além das campanhas da Coca-Cola, Elvgren retratou o sonho americano, repleto de um estilo de vida seguro e confortável, mas as suas ilustrações, depois de uma análise menos superficial, reflectem muitas vezes cenas intemporais em que as esperanças, medos e alegrias de seus leitores estão recriadas nas ilustrações. Ilustrações presentes em publicações, encomendadas na década de 1940 e 1950, por um conjunto das principais revistas americanas, incluindo McCall's, Cosmopolitan, Good Housekeeping e Woman's Home Companion.
No campo da publicidade, ao lado das suas obras para a Coca-Cola, Elvgren contribuiu para campanhas de conhecidas empresas norte-americanas e produtos como Orange Crush, cerveja Schlitz, colchões Sealy, General Eletric, Sylvania, e Napa Auto Parts.
Com o seu trabalho na Brown&Bigelow, Coca-Cola e saída de publicidade para outras instituições nacionais, Elvgren foi muito procurado como um artista.
Elvgren destaca-se não apenas para sua pintura e imagens publicitárias, foi também um notável fotógrafo profissional, empunhando a câmara com a mesma destreza com que manobrava o seu pincel. A sua incrível energia e talento não pára por aí, já que era um professor respeitado, pelos alunos, que muitas vezes se tornaram artistas famosos, graças à instrução pessoal e encorajamento de Elvgren .
Muito antes de ter participado na sua primeira aula de arte em 1933, Elvgren havia ficado impressionado com o trabalho de Charles Dana Gibson, Howard Chandler Christy, Fisher e Harrison Montgomery James Flagg. Cada vez que Elvgren vislumbrava um rosto, um olhar que lhe interessasse, arrancava as páginas das revistas e guardava para futura referência, o que mais tarde se transformou num ritual.
by Charles G. Martignette