Cores poderosas, golas,
bordados, cortes perfeitos, alfinetes, lenços e outros complementos constroem
os casacos e as demais peças envergadas pelos defensores deste estilo.
Os boémios do século XIX
foram descritos por Thomas Carlyle, do seguinte modo:
"O Dandy é um homem
que usa roupa, cujo ofício e existência recai no uso de roupa. Cada faculdade
da sua alma e espírito é consagrada a este propósito. Veste-se para viver e
vive para se vestir."
As grandes casas de moda
como a Burberry, Lanvin, Prada, Trussardi, Salvatore Ferragamo, Canali, Saint Laurent, Dolce&Gabbana e Philipp Plein, lançaram colecções que
difundem o look Dandy, e se o mesmo é baseado no século XIX, penso que é
possível adequar o estilo a um lifestyle mais acessível.
O aspecto mais
significativo a ter em conta são os pormenores. Os padrões, as cores e os
materiais podem ser conjugados e construídos com peças do dia-a-dia, sem ser
necessário adquirir todo um novo guarda-roupa. Basta estar atento a peças
essenciais. É sem dúvida um visual de aspecto luxuoso, mas tendo em conta que o
conceito de luxo se tem vindo a alterar ao longo do tempo devido a vários
factores, é possivel adaptar esses mesmos factores a cada indivíduo e torná-los
únicos.
As alterações no que diz
respeito ao luxo ganham destaque e formalizam um lifestyle, possibilitando uma
infinidade de multifunções às peças em questão.
Faggiani (2006), relaciona, no seu
livro “O Poder do Design”, os aspectos e significados do Design e os produtos
de luxo:
O valor da raridade da origem do
material é um aspecto importante na medida em que a relação com o incomum,
qualidade e diferenciação, distinção que as peças possuem, se prende também com
a exclusividade;
O valor cultural histórico
prende-se à tradição, valorizando as suas raízes, peculiaridades e memórias do
passado, recorrendo nomeadamente ao uso de peças étnicas adquiridas
posteriormente, herdadas ou adaptadas a um contexto urbano;
Além dos factores estéticos
anteriormente referidos, outro factor muito importante nos dias de hoje é o
valor afectivo e subjectivo, ou seja, além do conforto, qualidade e o acesso ao
exclusivo, a predilecção por determinadas peças compradas ou adquiridas por
outras formas, fazem destas um produto de luxo, por todo o simbolismo agregado;
O Valor da marca, sendo de um
criador, marca ou identidade, é cheio com promessas de qualidade e produto
elaborado, acabamentos de luxo e materiais duráveis e é, na sua maioria, um dos
factores mais usuais e conhecidos dos produtos de luxo. Se anteriormente os
produtos de luxo apenas se regiam pela raridade e qualidade de acabamentos,
hoje em dia, inseridos numa política ecológica em expansão, o valor ecológico
dos materiais torna-se uma preocupação constante.
É possível frequentar
feiras de antiguidades, o sótão lá de casa, o baú dos avós e tomar para si
itens únicos como botões de punho, lenços, bengalas, camisas, laços, coletes,
óculos, luvas ou até sapatos e casacos. O importante é manter um espírito
aberto e brincar com a intemporalidade. Resta frisar que a atitude boémia não
está ao alcance de todos, porque a cultura Iconográfica da sociedade do
século XX influenciou directamente a Moda em todo o seu esplendor.
Burberry Prorsum Canali
Cavalli Cavalli
Cavalli Cavalli
Cavalli Dolce&Gabbana
Dolce&Gabbana Etro
Etro Etro
Etro Etro
Etro Salvatore Ferragamo
Salvatore Ferragamo Salvatore Ferragamo
Salvatore Ferragamo Salvatore Ferragamo
Burberry Prorsum Prada
H&M H&M
H&M H&M
H&M H&M
Topman H&M
Lanvin Lanvin
Lanvin Martin Margiela
Martin Margiela Martin Margiela
Saint Laurent Saint Laurent
Saint Laurent Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Topman Topman
Zara Zara
Zara Zara
Zara Zara
Zara Zara
Zara Zara
Zara Zara
Zara Zara
Zara Zara
The Dandy Look is back, although for some people, like Johny
Depp, it was never out. Coupled with the powerful and elegant appearance, are
associated impeccable cuts, concern "carefree", noble materials and
details that will never end.
Powerful colors, collars, embroidery, perfect cuts, pins,
scarves and other accessories build coats and other pieces sheeted by
proponents of this style.
The Bohemians of the nineteenth century were described by
Thomas Carlyle:
"The Dandy is a man who wears clothes, craft and whose
existence rests on the clothes. Every
faculty of the soul and spirit is devoted to this purpose. Dresses to live and
lives to dress."
The big fashion houses such as Burberry, Lanvin, Prada,
Trussardi, Salvatore Ferragamo, Canali, Saint Laurent, Dolce & Gabbana and
Philipp Plein, launched collections that spread the Dandy look, but if it is
based in the nineteenth century, I think that it’s possible tailor the style to
a more affordable lifestyle.
The most significant aspect to take into account are the
details. The patterns, colors and materials can be combined and constructed
with parts of day-to-day, without having to buy a whole new wardrobe. Just be
aware of the essential pieces. It is certainly a luxurious visual aspect, but
given that the concept of luxury has been changing over time due to several
factors, it is possible to adapt these same factors to each individual and make
them unique.
Changes with regard to luxury are highlighted and formalize
a lifestyle, enabling a multitude of multifunction to the parts in question.
Faggiani (2006), relates in his book "The Power of
Design", aspects and meanings of Design and luxury products:
- The value of the rarity of the source material is an
important aspect in that the relationship with the unusual quality and
differentiation, distinction that the pieces have are also linked to the exclusive;
- The cultural history value holds to tradition, emphasizing
its roots, quirks and memories of past action, including the use of ethnic
pieces acquired subsequently, inherited or adapted to an urban context;
- Besides the aesthetic factors mentioned above, another
very important factor today is the emotional and subjective value, that is,
besides the comfort, quality and access to exclusive, preference for certain
parts purchased or acquired by one of these other, forms a luxury product,
for all the symbolism aggregate;
- The value of the brand, being a designer, or brand
identity, is filled with promises of quality, luxury
finishes, durable materials, and is mostly a factor of more usual and known
luxury products. If previously the luxury goods were governed only by the
rarity and quality of finishes, today within a political ecological expanding, the ecological value of the materials becomes a constant concern.
You can attend antique fairs, the attic back home, the
grandparents chest and take for you unique items like cufflinks, scarves,
canes, shirts, ties, vests, goggles, gloves or even shoes and coats. The
important thing is to keep an open mind and play with timelessness. To note
that the Bohemian attitude is not within everyone's reach, because the
Iconographic culture of twentieth-century society directly influenced the
fashion in all its splendor.
by Luís Duarte
by Luís Duarte
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