sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dandy Look

O Look Boémio está de volta, se bem que para algumas pessoas, como Johny Depp, o mesmo nunca esteve out. Aliado ao aspecto poderoso e elegante, estão associados cortes irrepreensíveis, a preocupação "despreocupada", materiais nobres e pormenores que nunca mais acabam. 
Cores poderosas, golas, bordados, cortes perfeitos, alfinetes, lenços e outros complementos constroem os casacos e as demais peças envergadas pelos defensores deste estilo.

Os boémios do século XIX foram descritos por Thomas Carlyle, do seguinte modo:
"O Dandy é um homem que usa roupa, cujo ofício e existência recai no uso de roupa. Cada faculdade da sua alma e espírito é consagrada a este propósito. Veste-se para viver e vive para se vestir."

As grandes casas de moda como a Burberry, Lanvin, Prada, Trussardi, Salvatore Ferragamo, Canali, Saint Laurent, Dolce&Gabbana e Philipp Plein, lançaram colecções que difundem o look Dandy, e se o mesmo é baseado no século XIX, penso que é possível adequar o estilo a um lifestyle mais acessível.

O aspecto mais significativo a ter em conta são os pormenores. Os padrões, as cores e os materiais podem ser conjugados e construídos com peças do dia-a-dia, sem ser necessário adquirir todo um novo guarda-roupa. Basta estar atento a peças essenciais. É sem dúvida um visual de aspecto luxuoso, mas tendo em conta que o conceito de luxo se tem vindo a alterar ao longo do tempo devido a vários factores, é possivel adaptar esses mesmos factores a cada indivíduo e torná-los únicos.

As alterações no que diz respeito ao luxo ganham destaque e formalizam um lifestyle, possibilitando uma infinidade de multifunções às peças em questão.

Faggiani (2006), relaciona, no seu livro “O Poder do Design”, os aspectos e significados do Design e os produtos de luxo:

O valor da raridade da origem do material é um aspecto importante na medida em que a relação com o incomum, qualidade e diferenciação, distinção que as peças possuem, se prende também com a exclusividade;

O valor cultural histórico prende-se à tradição, valorizando as suas raízes, peculiaridades e memórias do passado, recorrendo nomeadamente ao uso de peças étnicas adquiridas posteriormente, herdadas ou adaptadas a um contexto urbano;

Além dos factores estéticos anteriormente referidos, outro factor muito importante nos dias de hoje é o valor afectivo e subjectivo, ou seja, além do conforto, qualidade e o acesso ao exclusivo, a predilecção por determinadas peças compradas ou adquiridas por outras formas, fazem destas um produto de luxo, por todo o simbolismo agregado;

O Valor da marca, sendo de um criador, marca ou identidade, é cheio com promessas de qualidade e produto elaborado, acabamentos de luxo e materiais duráveis e é, na sua maioria, um dos factores mais usuais e conhecidos dos produtos de luxo. Se anteriormente os produtos de luxo apenas se regiam pela raridade e qualidade de acabamentos, hoje em dia, inseridos numa política ecológica em expansão, o valor ecológico dos materiais torna-se uma preocupação constante. 

É possível frequentar feiras de antiguidades, o sótão lá de casa, o baú dos avós e tomar para si itens únicos como botões de punho, lenços, bengalas, camisas, laços, coletes, óculos, luvas ou até sapatos e casacos. O importante é manter um espírito aberto e brincar com a intemporalidade. Resta frisar que a atitude boémia não está ao alcance de todos, porque a cultura Iconográfica da sociedade do século XX influenciou directamente a Moda em todo o seu esplendor.


Burberry Prorsum                                                                        Canali              


Cavalli                                                                                      Cavalli


Cavalli                                                                                       Cavalli



Cavalli                                                                          Dolce&Gabbana



Dolce&Gabbana                                                                               Etro


Etro                                                                                                Etro


Etro                                                                                                Etro



Etro                                                                      Salvatore Ferragamo


Salvatore Ferragamo                                               Salvatore Ferragamo


Salvatore Ferragamo                                              Salvatore Ferragamo



Burberry Prorsum                                                                                    Prada


H&M                                                                                                                        H&M


H&M                                                                                                                     H&M


H&M                                                                                                                H&M


Topman                                                                                                             H&M



Lanvin                                                                                           Lanvin


Lanvin                                                                             Martin Margiela


Martin Margiela                                                                Martin Margiela


Saint Laurent                                                                        Saint Laurent


Saint Laurent                                                                                  Topman


Topman                                                                                              Topman


Topman                                                                                               Topman


Topman                                                                                              Topman


Topman                                                                                                Topman


Topman                                                                                              Topman


Topman                                                                                             Topman


Topman                                                                                             Topman


Topman                                                                                             Topman


Topman                                                                                             Topman



Topman                                                                                             Topman


Topman                                                                                             Topman


Topman                                                                                             Topman


Zara                                                                                                         Zara


Zara                                                                                                               Zara


Zara                                                                                                                Zara


Zara                                                                                                                  Zara


Zara                                                                                                                  Zara


Zara                                                                                                                  Zara


Zara                                                                                                                  Zara


Zara                                                                                                                  Zara


The Dandy Look is back, although for some people, like Johny Depp, it was never out. Coupled with the powerful and elegant appearance, are associated impeccable cuts, concern "carefree", noble materials and details that will never end.
Powerful colors, collars, embroidery, perfect cuts, pins, scarves and other accessories build coats and other pieces sheeted by proponents of this style.

The Bohemians of the nineteenth century were described by Thomas Carlyle:
"The Dandy is a man who wears clothes, craft and whose existence rests on the  clothes. Every faculty of the soul and spirit is devoted to this purpose. Dresses to live and lives to dress."

The big fashion houses such as Burberry, Lanvin, Prada, Trussardi, Salvatore Ferragamo, Canali, Saint Laurent, Dolce & Gabbana and Philipp Plein, launched collections that spread the Dandy look, but if it is based in the nineteenth century, I think that it’s possible tailor the style to a more affordable lifestyle.

The most significant aspect to take into account are the details. The patterns, colors and materials can be combined and constructed with parts of day-to-day, without having to buy a whole new wardrobe. Just be aware of the essential pieces. It is certainly a luxurious visual aspect, but given that the concept of luxury has been changing over time due to several factors, it is possible to adapt these same factors to each individual and make them unique.

Changes with regard to luxury are highlighted and formalize a lifestyle, enabling a multitude of multifunction to the parts in question.

Faggiani (2006), relates in his book "The Power of Design", aspects and meanings of Design and luxury products:

- The value of the rarity of the source material is an important aspect in that the relationship with the unusual quality and differentiation, distinction that the pieces have are also linked to the exclusive;

- The cultural history value holds to tradition, emphasizing its roots, quirks and memories of past action, including the use of ethnic pieces acquired subsequently, inherited or adapted to an urban context;

- Besides the aesthetic factors mentioned above, another very important factor today is the emotional and subjective value, that is, besides the comfort, quality and access to exclusive, preference for certain parts purchased or acquired by one of these other, forms a luxury product, for all the symbolism aggregate;

- The value of the brand, being a designer, or brand identity, is filled with promises of quality, luxury finishes, durable materials, and is mostly a factor of more usual and known luxury products. If previously the luxury goods were governed only by the rarity and quality of finishes, today within a political ecological expanding, the ecological value of the materials becomes a constant concern.

You can attend antique fairs, the attic back home, the grandparents chest and take for you unique items like cufflinks, scarves, canes, shirts, ties, vests, goggles, gloves or even shoes and coats. The important thing is to keep an open mind and play with timelessness. To note that the Bohemian attitude is not within everyone's reach, because the Iconographic culture of twentieth-century society directly influenced the fashion in all its splendor.


by Luís Duarte

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